Por Louise Ferreira

IMG_4051_3

Oi, meninas! Meu nome é Louise Ferreira, tenho 18 anos, moro em Santana de Parnaíba/SP, e sou Fundadora & CEO da minha startup Prep Change.

Como tudo começou

Minha vontade de querer mudar a minha comunidade começou na minha antiga escola estadual, em Carapicuíba/SP quando, aos 13 anos, vi uma cena que me chocou. Um jovem – aluno assim como eu – colocou fogo na lixeira, simplesmente para interromper a aula. Eu tinha mais ou menos uns 13 anos, e já sabia que aquele lugar não era pra mim. Conviver em um ambiente com pessoas que não gostavam de estudar, me desmotivava. Eu sabia que eu não gostaria de passar a minha vida estudando nessa situação.

E foi aí que eu comecei a me candidatar para escolas técnicas, no final do meu Ensino Fundamental. Não tenho a mínima vergonha de falar que eu só consegui entrar no Instituto Técnico de Barueri (ITB) em 2016, por conta do sistema de cotas que eles têm. E não é porque eu entrei por cotas que eu não era uma aluna tão boa… muito pelo contrário, me tornei uma das alunas mais dedicadas da minha sala e da escola. 

O ITB me abriu muitas portas profissionais e acadêmicas, mas eu queria mais do que eles tinham a oferecer. Foi aí que a sementinha de estudar fora foi plantada na minha mente. 

Em Janeiro de 2018, eu decidi que queria fazer o Ensino Médio fora do Brasil também. E no dia primeiro de abril de 2018 (sim, no dia da mentira), eu fui aceita com bolsa integral, para fazer o ensino médio no Le Regent International School, na Suíça. Eu registrei (e ainda registro) a minha jornada no meu Instagram @projetoharvard

Suiça

Essa sou eu (super feliz) durante uma aula de Artes Visuais no Le Regent International School

Me tornando uma empreendedora… me tornando “eu”

Ainda na Suíça, eu estava incomodada como haviam todos jovens com potencial que nem sequer sabiam que era possível estudar fora com bolsa de estudos. Foi aí que nasceu o Prep Change, um programa de mentoria para jovens que querem terminar o ensino médio no exterior.

Em abril de 2019, dentre 9.435 candidatos, eu fui uma dos 35 selecionados (e a mais jovem por sinal), para ser parte da turma do ProLíder 2019, um programa que prepara jovens líderes que querem impactar o Brasil. 

Lembro até hoje no meu primeiro dia do ProLíder, que tinham pessoas terminando a graduação, e eu havia acabado de terminar o ensino médio, o que fazia com que eu colocasse muita pressão sobre mim, para eu tentar ser tão boa quanto eles. Mas eu sabia que cada ProLíder (participante do ProLíder) era único e essencial para o programa como um todo. 

O ProLíder foi o principal responsável por me encorajar a tornar o Prep Change (aquele meu projeto que parecia legal, mas não era tão bem executado assim) em uma Startup de impacto.

ProMinas

Meninas do ProLíder 2019, ou ‘ProMinas’

A minha startup

A gratificação de ser chamada de, não somente fundadora, mas CEO de uma Startup, é muito gratificante, ainda mais para mim, que sou uma menina mulher. 

Hoje no Prep Change, nós continuamos dando mentoria para jovens que querem estudar no exterior, e dos mais de 25 Prep Changers que tivemos, eles tiverem mais de 30 aprovações para estudar fora do Brasil, em escolas como: UWC, LALA, Cambridge University Summer, Stanford PCS, Canada Star Secondary School, LEAF Academy, entre outros, sendo a maioria com Bolsa de Estudos. Além disso, já conseguimos impactar +1000 jovens indiretamente, e há um mês eu estava em Boulder, cidade nos Estados Unidos, desenvolvendo o Prep Change em um programa de aceleração para Startups, no qual ganhei bolsa integral (Watson Institute

Como o Prep Change é pago (obs: oferecemos bolsa de estudos para quem não pode pagar o valor total da mentoria), e estamos passando por uma pandemia global que está afetando drasticamente a vida de muitas pessoas, nessa última semana (25 à 29 de Maio), nós realizamos o Prep Experience: um bootcamp online e totalmente GRATUITO para que os jovens pudessem vivenciar a experiência Prep Change, e ter acesso à informação sobre fazer o ensino médio fora do Brasil.

E para você que gostou do que leu nos últimos três parágrafos, nós estamos com inscrições abertas até o dia 7 de Junho. Então, corre para se inscrever! (clique aqui)

Conselho de mana pra mana

O que me ajudou a seguir firme com as minhas ideias, foi me rodear de pessoas que sonham grande, assim como eu. E eu me rodei dessas pessoas através de programas que participei, como a UWC, o LALA, o ProLíder e o Watson Institute, mas hoje, é muito fácil encontrar pessoas confiáveis e apaixonadas por mudança na internet, principalmente em grupos de WhatsApp de oportunidades. 

Portanto, meninas que querem criar uma iniciativa, “solucione” um problema que está te incomodando muito, ou um que você tem paixão por, e também, rodeie-se de pessoas que também tenham um sonho grande, assim como você!

Deixe um comentário