Paula Bellizia é mãe de dois e filhos e Presidente da Microsoft, no Brasil, na nossa conversa ela conta como uma executiva de sucesso administra sua rotina como mãe, quais são seus anseios para sua filha e a importância da sua mãe em sua trajetória.
bellizia[ Força Meninas] A Paula executiva, mãe, filha e esposa são a mesma pessoa. Com certeza, não é fácil desempenhar todos estes papéis. Como estas relações te ajudam a fazer escolhas no seu dia a dia e te motivam a ser uma lider?  E qual o papel da família na motivação de uma menina e depois de uma mulher na construção de seu futuro?

Sempre sonhei em ter uma carreira e uma família. Felizmente sempre pensei que seria possível, apesar de desafiador em termos de dedicação de tempo. As relações familiares sempre foram o fiel da balança na minha perspectiva. Saber o que realmente importa e como o que você faz na sua carreira pode impactar a sua família e vida pessoal (e vice-versa) traz confiança e a crença de que no longo prazo o retorno desse investimento é muito positivo. A família tem um papel vital na autoconfiança das crianças, e das meninas em especial. Elas precisar ver o exemplo dentro de casa de que as mulheres tem a mesma capacidade, e podem ser o que desejarem. Precisam ser incentivadas a perseguir seus objetivos de carreira, e a superar obstáculos.

[ Força Meninas] Mães desempenham um papel muito importante como modelo e inspiração para suas filhas. Você acredita que a relação com a sua mãe a ajudou a desenvolver seu potencial de liderança e autoconfiança?

Sem dúvida alguma.  Minha relação com a minha mãe foi muito importante. Ela sempre foi a grande incentivadora dos investimentos dos poucos recursos na minha educação. Sempre acreditou que deveria estar pronta para as oportunidades e foi sempre uma grande motivadora de interesses diversos ao longo da minha infância e adolescência, como musica, artes e esporte.

[ Força Meninas] Quais são os maiores desejos da Paula mãe para o futuro da sua menina? 

Meu maior desejo é que ela saiba conquistar seu valor nas diferentes áreas da vida. Que saiba lidar com as frustrações e continuar em frente. Que seja corajosa para fazer as suas escolhas, as que a fizerem feliz. E que ela tenha oportunidade.

[ Força Meninas] Você acredita que o desenvolvimento de meninas hoje pode contribuir para a construção de um futuro mais igualitário para todas as mulheres? Como você constrói esse futuro no dia a dia na Microsoft?

Sem dúvida, eu acredito que o desenvolvimento das meninas pode ajudar a mudar o cenário. Por exemplo, incentivar meninas a seguirem a carreira de exatas, pode fazer com que mais mulheres contribuam para a diversidade de perspectivas na indústria da tecnologia, tradicionalmente dominada por homens. É preciso também incentivar as meninas, através de estórias de sucesso, que é possível ter carreira e família, e que essas 2 faces da vida não são excludentes. É preciso mostrar às meninas que os homes não ajudam nas tarefas domesticas ou familiares, eles dividem, pois as responsabilidades são compartilhadas. Na Microsoft, acompanhamos o desenvolvimento de carreira das mulheres, a fim de garantir que as oportunidades esteja sendo dadas com igualdade. Tambem promovemos a discussão de como construímos um ambiente inclusivo para as mulheres, onde todos tem voz.

[ Força Meninas] Na sua opinião quais serão as características mais importantes para que meninas sejam líderes transformadoras no futuro?

 Que elas não tenham medo expressar suas opiniões, e que tenham curiosidade para aprenderem SEMPRE. Essa mentalidade fomentará ideias inovadoras e atitudes colaborativas, características chave para as novas lideranças.

[ Força Meninas]  Qual conselho a Paula mãe daria para outras mães que buscam desenvolver meninas saudáveis, autoconfiantes e autonômas?

Li o livro Fazer Acontecer, da Sheryl Sadenberg, e guardei comigo algumas dicas que uso comigo mesmo, no dia a dia com meus filhos. Entre elas, exercitar a consciência evitando o Viés inconsciente, que perpetua pensamentos e comportamentos não inclusivos na criação dos filhos, como incentivar os meninos a competirem, e serem agressivos na busca por seus objetivos, e as meninas a serem mais dóceis, ou mais passivas em suas atitudes.

[ Força Meninas] Qual a mensagem da Paula para meninas que sonham grande como ela sonhou?

Busquem os seus sonhos, não desistam. Facam isso com coragem e determinação pessoal.

[ Força Meninas] Quem é a mulher que te inspirou para chegar até aqui? E hoje qualis são as mulher que te inspiram?

Algumas mulheres que me inspiram são a minha mãe, Maria Silvia Bastos, Sheryl Sadenberg, Melinda Gates, Michele Obama.

Obrigada Paula pela atenção e por compartilhar com nossas meninas que coragem e determinação pessoal são essenciais para que elas construam o futuro que elas sonham.

Deixe um comentário