Você sabia que hoje (22/04) é comemorado, internacionalmente, o Dia do Planeta Terra? A data fala sobre a importância da preservação.

Designada há 50 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU),  a instituição da data reconhece a importância da natureza e o cuidado com o meio ambiente.

Em tempos de pandemia, é ainda mais essencial que continuemos discutindo sobre mudanças climáticas e o impacto que elas terão no futuro das meninas e de toda a população. 

Olhar para as gerações futuras

A melhor herança que podemos deixar aos jovens é um planeta habitável, porque a Terra não pertence aos humanos — são eles que pertencem à Terra. Apenas promovendo a harmonia com a natureza e a Terra, será possível alcançar um equilíbrio justo entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais dos habitantes do planeta e as futuras gerações. 

É importante lembrar que todos os dias são o Dia da Terra, e devemos estar comprometidos com o planeta e o futuro da humanidade. Se possível, devemos buscar uma mudança de mentalidade e de hábitos, e lutarmos coletivamente pela preservação da Terra.

Quais ações você tem feito pra lutar pelo lugar em que vivemos?

Conheça iniciativas de meninas para tornar o planeta mais justo e habitável

#1 Anna Luísa Beserra Santos|

 

Anna

Anna Luisa desenvolveu uma ideia visando solucionar um problema muito comum no Nordeste do Brasil: a falta de acesso à água potável. Ela criou um sistema de filtragem sustentável para ser ligado a cisternas que utiliza radiação solar para tornar a água contaminada própria para consumo em regiões castigadas pela seca. A tecnologia foi batizada de “Aqualuz“. A filtragem da água ocorre sem a necessidade de uso de compostos químicos. Como consequência, ajuda na redução dos índices de doenças. Pela iniciativa ela foi a primeira brasileira a ganhar  o prêmio Jovens Campeões da Terra, da ONU. Ela também foi premiada na categoria Criativa, do nosso prêmio: Mude o Mundo como uma Menina, em 2019. 

 

#2 Patricia Honorato Moreira

image

Patricia Honorato desenvolveu uma pesquisa visando solucionar a problemática da eutrofização — uma poluição por algas no ambiente aquático que mata milhares de animais aquáticos —, através do uso da semente de Moringa oleifera.

Conhece mais meninas inspiradoras que tem iniciativas para proteger o planeta? Conte para gente!

 

Deixe um comentário