O essencial da quinzena: notícias para apoiar mulheres e meninas

From wherewe stand (1)

Informação hoje em dia é o que não falta. Difícil é saber quais delas são relevantes para nós e, ainda mais importante, quais são confiáveis e verdadeiras. 

Confira nossa seleção de notícias, artigos, vídeos e muito mais. Tudo para que vocês possam tomar decisões informadas e qualificadas e possam trilhar o caminho que escolherem.


TECNOLOGIA

Dandara: conheça o game brasileiro que traz uma mulher negra como protagonista!

A mulher negra Dandara dos Palmares  é uma personalidade histórica que viveu em Alagoas durante o durante o século XVII e lutou contra a escravidão. Sendo uma das principais referências do movimento ela é a personagem principal do game. Outra referência bastante é a obra “Abaporu”, de Tarsila do Amaral. Saiba mais aqui.


SOCIEDADE

– Sobe para 40% a participação de mulheres na Campus Party
A apesar de ainda serem minoria, as mulheres compõem uma parcela recorde entre os participantes da edição de 2018 do evento: 40%. No ano passado, essa fatia era de 36% e há três anos, de 27%.

A Campus Party contou com diversas atividades voltadas a promover o aumento da representatividade feminina nas carreiras de tecnologia, como um “manifesto” realizado por coletivos feministas, palestra que expôs alguns obstáculos que as mulheres enfrentam nesse meio. Leia a história completa aqui.

–  Apenas 17% dos programadores brasileiros são mulheres

Relatório “Por um Planeta 50-50: Mulheres e meninas na ciência e tecnologia”, realizado pela Serasa Experian em parceria com a ONU Mulheres mostra a dificuldade de mulheres para entrar nos mercados de tecnologia — que remuneram bem — e ciência.

Sendo elas minoria nos cursos de ciências e tecnologia nas faculdades e portanto correspondendo a apenas 17% do total de programadores, ficam fora de uma das carreiras mais promissoras que oferecem boas perspectivas de remuneração, ascensão profissional e visão de novos negócios. Leia a notícia completa aqui.

– Menino não chora’ e outras 4 frases para não dizer ao filho…
Tudo o que falamos para as crianças têm um impacto significativo na forma como elas vão agir no dia a dia, umas com as outras, e no futuro. Para os meninos, certas frases machistas, limitantes e carregadas de preconceito podem gerar muito sofrimento em qualquer fase da vida. Veja exemplos para eliminar já das conversas em família aqui.

– Para mães e filhas: Lady Bird está nos cinemas!
O filme mais bem avaliado da história pelo site Rotten Tomatoes estreou nos cinemas brasileiros! Lady Bird conta a história de Christine McPherson, que está no último ano do colégio e deseja é ir fazer faculdade longe de sua cidade, ideia rejeitada por sua mãe.

Lady Bird, como a garota exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Dirigido por Greta Gerwig, o filme tem 5 indicações ao Oscar. Confira o trailer aqui:


ELAS FAZEM A DIFERENÇA

– Alunas da Etec de Osasco criam aplicativo para localizar pessoas desaparecidas
Maiala Safira Vieira Gomes, de 16 anos, e suas colegas do curso técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio, Vitoria Mazoni Castillero e Vittória Vieira Zachi, trabalharam na elaboração do Find Lost, um aplicativo para localizar pessoas desaparecidas.

A ideia veio porque Maiala passou dois dias procurando sua irmã, que tem deficiência e sumiu após ir à farmácia. Desta forma, elas pretendem integrar o sistema com delegacias e hospitais, ajudando a localizar cidadãos sem documentos que dão entrada nesses locais. Leia a história completa aqui.

Alunas de Etec de Osasco propõem aplicativo para ajudar a localizar pessoas desaparecidas

– ‘O professor pagava meu almoço’, declarou a jovem de periferia aprovada em um dos vestibulares mais difíceis do país

Bárbara da Costa Araujo é a primeira pessoa de sua família a entrar na faculdade e não qualquer faculdade: a jovem da periferia de Fortaleza é uma das 98 aprovadas no Instituto Militar de Engenharia, (IME).  Sendo a prova com ênfase em exatas e portanto dificílima disputada por mais de 6 mil alunos do país.

Bárbara mora com a avó e a mãe, que trabalharam praticamente a vida inteira fazendo faxinas. Sendo assim, desde a adolescência a jovem batalha para superar as dificuldades e conseguir estudar em instituições de ponta. Leia a história completa aqui.

– Martha, Rania, Nasra e Tamsin: são as Vozes na luta contra a desigualdade de gênero, a mutilação genital feminina, a radicalização de jovens britânicos e a escravidão moderna.

As Jovens britânicas que estão mudando suas realidades foram homenageadas pela BBC, na comemoração dos 100 anos do voto feminino na Inglaterra. Conheça suas histórias (em inglês).

Neste post...

Pular para o conteúdo