15

 

Reconhecer os próprios sentimentos, respeitar os dos outros e saber lidar com as emoções é o que a psicologia chama de inteligência emocional. Tão importante quanto a intelectual, desenvolvê-la é fundamental para garantir a sua menina uma vida mais saudável.

Para ajudar, pais e educadores podem exercer a função de treinadores emocionais, fazendo reflexões e seguindo algumas técnicas:

O exemplo é fundamental

Os pais precisam estar cientes de que as crianças aprendem repetindo comportamentos. Por isso é importante que sejam bons exemplos.

Como você vai pedir para sua filha ficar calma em uma situação de conflito, se você não o faz?

A técnica da narração pode ajudar

É claro que não é fácil ser sempre um bom exemplo. Mas, segundo o psicólogo, especialista em aprendizagem social e emocional de crianças da primeira infância, Craig S. Bailey, há uma técnica que pode ajudar.

Chamada narração, a proposta é explicar o passo a passo das reações para as crianças. Se chegar estressada em casa, por exemplo, a mãe pode falar que teve um dia cansativo e por isso está sem energia, mal humorada e precisa de ajuda para realizar as tarefas domésticas.

Não blinde as crianças das frustações

Perder um jogo, não ganhar o brinquedo que pediu. Crianças precisam passar por essas frustrações para que consigam lidar com os nãos da vida de forma menos traumática.

Neste processo é importante elas verbalizarem os sentimentos e entenderem que eles são normais, mas nem por isso mudam o ocorrido.

emoção 1

Incentive a autoestima

Não é para dizer que sua menina é linda ou a mais inteligente de todas. Autoestima é ajudá-la a compreender o próprio potencial. Dessa forma, o mais adequado é parabenizá-la por um esforço e não exatamente o resultado final.

A autoestima é fundamental para confiança, a fim de que sua menina não fique presa as opiniões alheias.

Estimule as brincadeiras

De acordo com a antropóloga e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento (SP), Adriana Friedmann, as brincadeiras e as atividades artísticas ajudam as crianças a elaborar e externar sentimentos.

É durante as brincadeiras que elas exercitam suas habilidades, o respeito ao próximo e entendem que nem tudo será como elas querem.

Afetividade sempre!

Conversar, abraçar, orientar, olhar nos olhos. Esses momentos são importantes para os pais compreenderem suas meninas e encontrem formas de ajudá-las a desenvolver a inteligência emocional.

Além do mais, o afeto faz com que as crianças se sintam mais seguras e confiantes.

12

Deixe um comentário