From wherewe stand (2)

Informação hoje em dia é o que não falta. Difícil é saber quais delas são relevantes para nós e, ainda mais importante, quais são confiáveis e verdadeiras. Pensando nisso, a equipe da Força Meninas compila periodicamente o que há de mais essencial e importante para você que tem como missão fortalecer uma menina.

São notícias, artigos, vídeos e demais conteúdos sobre elas ou sobre assuntos que tangenciam o seu mundo. Tudo para que vocês possam tomar decisões informadas e qualificadas e ela possa trilhar o caminho que escolher.
Confira a seleção da última quinzena:


SOCIEDADE

Dia do Voto Feminino no Brasil completa 86 anos.
As mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto dia 24 de fevereiro de 1932. 86 anos depois, elas ainda representam cerca de 10% dos deputados eleitos, um dos números mais baixos do mundo. Saiba mais aqui.

Alunos brasileiros vão demorar 260 anos para atingir índice de leitura dos países ricos, diz Banco Mundial
Em matemática, a previsão é de que os brasileiros levarão 75 anos para atingir a pontuação média registrada nos países desenvolvidos. As estimativas são de um relatório sobre a crise da aprendizagem produzido pelo Banco Mundial com dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Saiba mais aqui.

Meninas são melhores do que meninos na resolução de problemas, diz estudo com base no Pisa 2015
As alunas brasileiras mostraram, em média, mais habilidade para trabalhar em grupo com duas ou mais pessoas e tentar resolver uma tarefa do que os alunos. Os apontamentos são do estudo “Um Panorama sobre Resolução Colaborativa de Problemas no Brasil”, do Portal Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) que usou dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) 2015, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Saiba mais aqui.

Boko Haram sequestra mais de cem meninas em escola da Nigéria
O governo da Nigéria mobilizou o Exército e a Força Aérea para buscar meninas sequestradas por terroristas do grupo Boko Haram. O governo classificou o sequestro como um desastre nacional e afirmou que não vai deixar pedra sobre pedra na busca pelas garotas. Saiba mais aqui.

‘Pantera Negra’: Estas fotos de crianças assistindo ao novo filme da Marvel mostram por que ele é necessário
Pantera Negra estreou no último dia 15 de fevereiro e já é sucesso de bilheteria e de crítica. É o primeiro blockbuster do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) tendo um super-herói negro como protagonista, além de elenco quase inteiramente negro. Jovens estudantes negros de toda parte nos EUA já tiveram a oportunidade de assistir ao filme. As fotos que seguem captam a reação dos estudantes quando visitaram a nação africana fictícia de Wakanda pela primeira vez. Veja mais aqui.


MENINAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Estudante de pedagogia leva mais de 200 crianças para assistir “Pantera Negra”
A iniciativa de uma jovem estudante de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) levou mais de 200 crianças até o cinema, para assistir ao filme “Pantera Negra” em Porto Alegre. Moradora da comunidade Princesa Isabel, no bairro Azenha, Vitória Sant’Anna Silva, 22 anos, mobilizou diversas pessoas através de uma postagem em uma rede social, após ela assistir ao filme. Saiba mais aqui.

SP: Exposição #DonasDaRua com as grandes mulheres da história
Em exposição exclusiva para a Semana de Arte HeForShe, as #DonasDaRua, da Turma da Mônica, homenageiam grandes mulheres da História. A exposição pode ser conferida no Shopping Conjunto Nacional de São Paulo (Avenida Paulista, 2073). Saiba mais aqui.

Deixe um comentário