No dia 11 de outubro de 2024, a Força Meninas celebrou o Dia Internacional da Menina com a estreia do documentário Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro. Com exibições em mais de 40 escolas e disponível no YouTube, este filme de 45 minutos destacou histórias inspiradoras de meninas que desafiaram limites em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), áreas em que a representatividade feminina ainda é baixa.
Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro: Incentivo às Meninas em STEM
O documentário Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro busca motivar jovens a explorar as áreas de STEM, celebrando conquistas femininas e promovendo a superação de barreiras de gênero. No Ceará, o filme foi exibido no Colégio Farias Brito, em Fortaleza, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Juazeiro do Norte. Estudantes dessas instituições participaram de conversas com premiadas no concurso Mude o Mundo Como Uma Menina, entre elas, Letícia Vieira da Silva e Graziella Doche, que compartilharam os desafios enfrentados e as conquistas em suas trajetórias.
Documentário Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro e o Apoio à Igualdade de Gênero
Dirigido por Déborah De Mari, o documentário é um verdadeiro manifesto pela igualdade de oportunidades para meninas no Brasil. O projeto Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro é uma parceria entre a Força Meninas e o Ministério da Cultura, com o suporte da Lei de Incentivo à Cultura. Esse impacto cultural foi possível graças ao apoio de patrocinadores como ArcelorMittal, 3M e Hotmart.
Imagem: Documentário Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro é um manifesto pela igualdade e representatividade feminina em STEM
Pesquisa Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro: Inspirando Meninas a Entrarem em STEM
Baseado na pesquisa Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro – Meninas brasileiras e a inserção em STEM, o documentário destaca desafios e potencial das meninas nessas áreas. A pesquisa aponta os obstáculos enfrentados por meninas ao entrarem em STEM e explora o vasto potencial feminino para impactar a tecnologia e inovação.
Para fortalecer a visibilidade, sugerimos o link para outras páginas da Força Meninas, como o curso O Futuro é Agora, que oferece uma introdução ao tema da economia verde. Além disso, conecte-se a recursos externos, como a Lei de Incentivo à Cultura para entender mais sobre apoio a projetos culturais.
Com o documentário Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro, a Força Meninas inspira jovens brasileiras a acreditarem em seu potencial para inovar e transformar o mundo, promovendo um futuro com mais igualdade e representatividade feminina em STEM.
No Ceará, o filme foi exibido no Colégio Farias Brito, em Fortaleza, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Juazeiro do Norte, além de diversas outras escolas pelo país. Após as exibições, os estudantes participaram de conversas com algumas das protagonistas, jovens premiadas no concurso Mude o Mundo Como Uma Menina, que compartilharam suas experiências e desafios.
Letícia Vieira da Silva, Cellina Landim, Graziella Doche, Anna Luisa Beserra e Catarina Xavier contaram suas jornadas, os desafios que enfrentaram ao lidar com estereótipos de gênero e a falta de representatividade em suas áreas de interesse. Elas também falaram sobre a solidão que muitas vezes acompanha essa trajetória, mas ressaltaram a importância de perseverar e seguir seus sonhos. O documentário, dirigido por Déborah De Mari, foi um verdadeiro manifesto em prol de oportunidades iguais para meninas e jovens mulheres.
O projeto foi uma parceria entre a Força Meninas e o Ministério da Cultura, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio de patrocinadores como Fundação ArcelorMittal, 3M e Hotmart. O filme teve como base a pesquisa Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro – Meninas brasileiras e a inserção em STEM, lançada em 2023, que destacou os desafios que as meninas enfrentam ao ingressar nessas áreas, mas também revelou o vasto potencial que elas possuem para conquistar novos horizontes.
O documentário cumpriu seu objetivo de despertar o interesse por STEM entre meninas e meninos em idade escolar, incentivando-os a sonhar grande. A obra também fez um apelo à sociedade, desde pais e educadores até governos, para que se comprometam com o desenvolvimento e o fortalecimento das próximas gerações de mulheres brasileiras.
Assista ao trailer:
Inscreva- sua escola para exibir o documentário e receba uma atividade para ministrar em sala de aula:
https://forms.gle/yrNRqX46wY2hT55n8
———————————————————————————————–