Entre os dias 10 e 21 de março, a Força Meninas marcou presença na 69a Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW69), o maior fórum global da ONU sobre igualdade de gênero, realizado em Nova York. Representadas por nossa fundadora e CEO, Déborah De Mari, levamos para o centro das discussões internacionais, a nossa experiência e, principalmente, as vozes e demandas das meninas brasileiras.
Acreditamos no poder da educação de qualidade, da representatividade e das oportunidades para fortalecer e incentivar meninas a transformar o mundo — e foi essa visão que levamos à ONU!
Quer saber como foi a nossa experiência e o impacto dessa participação no CSW69? Preparamos um resumo especial para você. Vem conferir!
O que é a CSW69?
A 69a Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW69) é o maior encontro global sobre igualdade de gênero, reunindo entidades da ONU, representantes de países e organizações da sociedade civil de todo o mundo comprometidas com a promoção dos direitos para meninas e mulheres.
Neste ano, as discussões se concentraram na revisão da Plataforma de Ação de Pequim, que completa 30 anos desde sua implementação.
A CSW69 é um espaço estratégico onde políticas públicas, compromissos internacionais e soluções concretas são debatidos para garantir os direitos das meninas e mulheres no Brasil e no mundo.
Entre retrocessos e avanços: o que foi discutido no CSW69?
Os debates giraram em torno dos principais temas urgentes para a equidade de gênero, como justiça social, combate à pobreza, acesso à educação e saúde, enfrentamento à violência e garantia de direitos para meninas e mulheres.
No entanto, também houve retrocessos preocupantes: termos como ‘’direitos reprodutivos’’ e ‘’autonomia’’ foram suprimidos dos documentos oficiais. Além disso, houve ausência de menções específicas a mulheres negras, indígenas, quilombolas e LGBTQIAP +. Temas como emergência climática e inteligência artificial foram tratados de forma técnica, muitas vezes desconectados das realidades de meninas e mulheres em contextos diversos.
Apesar desses desafios, o CSW69 também trouxe avanços importantes. A Declaração Final reafirmou o compromisso com uma educação de qualidade, com o combate à violência de gênero e com o incentivo à participação de meninas e mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) — uma pauta que a Força Meninas defende há oito anos!
A presença feminina em STEM é uma prioridade para o CSW69
A CSW69 reconheceu o que já sabemos: meninas e mulheres têm o direito de estar à frente da construção de um futuro mais justo, sustentável e inovador.
Nas discussões sobre violência de gênero, a inteligência artificial foi tema de destaque. Houve consenso sobre os riscos de novas tecnologias ampliarem as formas de violência contra meninas e mulheres, especialmente quando são desenvolvidas sem diversidade e sem representatividade.
Doreen Bogdan-Martin, secretária-Geral da União Internacional de Telecomunicações, destacou que a única forma de mudar esse cenário é ampliando a participação feminina nas decisões sobre a criação e a governança das tecnologias, incluindo a inteligência artificial.
A tecnologia precisa ser uma aliada, e não ferramenta de desigualdades. Para isso, é fundamental que meninas e mulheres estejam envolvidas desde o início no desenvolvimento e nos rumos que essas inovações tomarão.
A Força Meninas levando as vozes das meninas aos espaços de poder
Como Adviser do Ministério das Mulheres na Delegação Brasileira do CSW69, nossa fundadora e CEO Déborah De Mari, levou à ONU dados, soluções e um chamado urgente à ação: empresas, governos e sociedade precisam acelerar o acesso das meninas à educação STEM e à economia do futuro.
Durante o evento, Déborah também se reuniu com a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, reforçando o papel da Força Meninas como uma organização ativa nas discussões que moldam políticas públicas para meninas em todo o mundo.
A presença de Déborah no maior fórum global sobre equidade de gênero reforçou o papel da Força Meninas como agente ativo nas discussões que moldam políticas para meninas em todo o mundo.
Mais do que marcar presença, levamos uma mensagem clara: não podemos aceitar retrocessos. Precisamos de políticas públicas, representatividade, investimento e oportunidades para que meninas ocupem espaços de decisão — especialmente na revolução científica e tecnológica em curso .
Elas precisam estar no centro das decisões e no controle do próprio futuro. Não recuaremos enquanto esse objetivo não for alcançado!
Entenda melhor sobre as percepções e atuação de Déborah De Mari no CSW69 em seu artigo na Revista Exame e entrevista concedida à Agência Brasil!
CSW69 e Força Meninas: unindo vozes pelos direitos das meninas de STEM
Acompanhar de perto os debates da CSW69 fortaleceu ainda mais o nosso compromisso: garantir que meninas — especialmente as que sonham com ciência e tecnologia— tenham as oportunidades que merecem para crescer, se desenvolver e transformar o mundo.
Projetos como o Prêmio Mude O Mundo Como Uma Menina, a Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro e o documentário Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro mostram que o futuro das meninas é, e sempre será, a nossa prioridade!
Com o prêmio Mude O Mundo Como Uma Menina, reconhecemos meninas de STEM incríveis e projetos inovadores de ciência e tecnologia.
A carreta da Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro percorre várias regiões do Brasil levando conhecimento, tecnologia e inspiração para meninas de escolas públicas.
O documentário Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro conta a trajetória inspiradora de 5 meninas de STEM da nossa comunidade que estão quebrando barreiras e mostrando o poder da ciência com protagonismo.
Na Força Meninas, acreditamos que nenhuma menina deveria trilhar esse caminho sozinha. É papel de toda sociedade garantir o suporte necessário para que elas alcancem seu máximo potencial!
É hora de inspirar meninas curiosas a serem mulheres de futuro!
O CSW69 reafirmou o propósito que guia a Força Meninas: garantir que meninas de todas as realidades possam imaginar, construir e liderar o futuro.
Agora, mais do que nunca, é hora de transformar inspiração em ação. Seguiremos lutando por políticas públicas mais inclusivas, investimentos concretos e representatividade em STEM e nos espaços de decisão.
Porque quando damos voz e oportunidades às meninas, não estamos apenas mudando suas histórias – estamos mudando o mundo.
Junte-se a nós nessa transformação!
Apoie nossos projetos e acompanhe a Força Meninas nas redes sociais. Vamos juntas!