Juazeiro do Norte é palco do documentário Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro, despertando interesse por áreas STEM

Whatsapp image 2024 10 14 at 20. 27. 46
Juazeiro do norte é palco do documentário meninas curiosas, mulheres de futuro, despertando interesse por áreas stem 5

No Dia Internacional da Menina (11/10), a Força Meninas lançou o documentário Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro simultaneamente em escolas de cinco cidades brasileiras: São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Juazeiro do Norte (CE) e Catu (BA). O filme conta as trajetórias inspiradoras de cinco meninas líderes da comunidade que estão se desafiando nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Além de celebrar suas conquistas, o documentário busca incentivar a participação de mais meninas nessas áreas, onde a representatividade feminina ainda é baixa.

Whatsapp image 2024 10 14 at 20. 27. 45 2
Juazeiro do norte é palco do documentário meninas curiosas, mulheres de futuro, despertando interesse por áreas stem 6

Em Juazeiro do Norte, o lançamento ocorreu no Instituto Federal do Ceará – Campus Juazeiro do Norte, com a participação online de Letícia Vieira, uma das jovens protagonistas do documentário, que atualmente estuda nos Estados Unidos.

Whatsapp image 2024 10 14 at 20. 27. 45 1
Juazeiro do norte é palco do documentário meninas curiosas, mulheres de futuro, despertando interesse por áreas stem 7

Sobre o documentário
Inspirado na pesquisa Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro – Meninas brasileiras e a inserção em STEM: abismo no presente diante de um horizonte para o futuro, realizada em 2023, o filme investiga a baixa representatividade de meninas nas áreas STEM. Através das histórias de Catarina Xavier, Cellina Ladim, Graziella Doche, Letícia Vieira e Anna Luisa Beserra, a Força Meninas busca despertar o interesse de garotas por essas áreas e promover impacto positivo em suas vidas

Letícia Vieira e o amor pela Astronomia

Whatsapp image 2024 10 14 at 20. 27. 48
Juazeiro do norte é palco do documentário meninas curiosas, mulheres de futuro, despertando interesse por áreas stem 8

Letícia Vieira, vencedora do prêmio Mude o Mundo como uma Menina em 2021 na categoria Pioneira, é uma jovem negra da zona rural do Ceará. Com mais de 20 medalhas em competições científicas, ela foi a primeira estudante de escola pública brasileira a representar o país na Copa do Mundo de Física. Atualmente, cursa Engineering Science/Astronomy no Smith College, nos Estados Unidos. Letícia também liderou projetos inovadores, como o desenvolvimento de um satélite para monitoramento de queimadas e a criação de uma maquete para ensinar astronomia a pessoas cegas.

Mude o Mundo Como Uma Menina!

Escolas podem se inscrever através deste link até o dia 31/10 para exibir o documentário Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro. O filme também está disponível gratuitamente no YouTube. Acesse o link e inscreva-se no canal da Força Meninas para assistir.

Acompanhe nossas redes sociais
Fique por dentro de todas as novidades seguindo a Força Meninas nas redes sociais.

Pular para o conteúdo