O presente das meninas é o futuro das mulheres: Ensine sua menina a liderar

Comece no Dia Internacional da Mulher a ajudar sua menina a alcançar todo o seu potencial

Há muitos anos tenho pesquisado e desenvolvido projetos relacionados ao papel das mulheres na sociedade.

Em maio de 2016, tirei o sonho grande do papel e lancei o Força Meninas uma plataforma que tem como objetivo capacitar meninas com habilidades que as ajudem a participar de maneira mais igualitária da liderança do futuro.

Hoje somos uma comunidade de mais de 28.000 mulheres no Facebook e nas férias reunimos mais de 40 meninas em nosso primeiro Day Camp.

Compartilho alguns dos nossos aprendizados que podem ajudá-los a transformar o futuro da sua menina.

1) Comece cedo

A fase que antecede a puberdade é a responsável pela construção dos alicerces que determinam as escolhas que moldam o futuro das meninas e consequentemente das mulheres.

Segundo pesquisa realizada pela psicóloga americana Stacey Radin, mulheres que conseguiram quebrar o teto de vidro estabeleceram-se como líderes antes dos 10 anos de idade. Estas mulheres compartilham que o fator essencial para o seu sucesso foi o incentivo e reforço positivo de familiares e professores.

2) Priorize a sua inteligência emocional

Você sabia que do Ensino Fundamental ao Ensino Médio a autoestima das Meninas cai 3 vezes mais do que a dos meninos? Problemas com a autoestima causam distúrbios alimentares, afetam o desempenho escolar, a participação em esportes, atividades sociais e a escolha de carreiras.

Investir na inteligência emocional da sua menina vai ajudá-la a crescer de maneira mais saudável e feliz. Além disso, diversos estudos relacionados ao futuro do trabalho demonstram a importância do desenvolvimento de soft skills (comunicação, empatia, pensamento crítico etc.) totalmente ligados a inteligência emocional.

3) Incentive sua menina a manter acesa suas paixões

Você sabe o que faz a sua filha brilhar os olhos? Quais atividades elas mais gosta de fazer? O que a faz sentir-se viva e com propósito?

Segundo o PhD Peter Benson, você pode ajudá-la a descobrir uma habilidade ou talento( esportes, música, escrita), comprometimento ( causa) ou uma característica de seu caráter ( coragem, empatia etc.).

Ajudar a sua filha a descobrir e manter acesa sua paixão a ajudará ter direção e motivação.

4) Mostre a importância da amizade entre mulheres

Mulheres são colocadas a todo momento na ficção ou na vida real como adversárias. Este sentimento infelizmente ultrapassa o muro das escolas e muitas vezes chega ao ambiente corporativo. Enxergar outras mulheres com empatia e apoiá-las para que cresçam juntas é uma habilidade que deve ser incentivada por pais e professores desde cedo.

Mulheres juntas são mais fortes, fortaleça com este pensamento a sua menina.

5) Quebre as barreiras que a impedem de alcançar todo o seu potencial

Sua menina é curiosa, gosta de consertar coisas, adora tecnologia e resolver problemas?Na puberdade o desempenho das meninas nas matérias exatas começa a cair (ainda que o interesse continue alto). A participação feminina em competições de matemática, por exemplo, diminui. Nesta idade, a aprovação do grupo é fator determinante para que as meninas permaneçam engajadas e as ciências exatas infelizmente continuam como um território ainda muito masculino.

Carreiras nas áreas de exatas são as responsáveis pela maior parte dos cargos de alta gestão das empresas, além disso as profissões ligadas a área de tecnologia tem papel crucial no futuro do trabalho e ainda tem uma participação muito pequena de mulheres.

Movimentos e empresas no mundo todo incentivam mulheres a ingressarem nas carreiras de exatas, mas este interesse precisa ser estimulado ainda na infância e reforçado na adolescência.

Pesquisa realizada pela McKinsey estima que a correção da desigualdade de gênero pode incrementar a economia em até $ 28 trilhões de dólares até 2025. A desigualdade de gênero não afeta apenas mulheres, ela impacta todo o mundo.

Nós do Força Meninas acreditamos que um futuro mais igualitário para toda a humanidade começa no fortalecimento de meninas para que sejam líderes de si mesmas e protagonistas de suas histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *